um post sobre cores e sonhos

Dificilmente eu escrevo sobre artes plásticas por aqui (ou em qualquer outro lugar). Não me considero, neeem de longe, uma conhecedora do assunto – e se estiverem procurando por uma, recomendo a casinha da minha muito querida amiga e fã-de-brigadeiros Karis. Mas hoje foi um dia de boas descobertas, e queria compartilhar isso com alguém. Vai sobrar pra você que ainda lê esse blog.🙂

Uma das minhas lembranças mais fortes da escola foi uma aula de Educação Artística sobre o van Gogh. Se eu dissesse que não sei o motivo de lembrar dessa aula, estaria mentindo: eu lembro muito bem. Fiquei bastante impressionada com a história do cara que (em tese) cortou a própria orelha e depois pintou a si mesmo com uma faixa ao redor da cabeça. Não lembro qual foi minha opinião sobre isso na época, mas sei que me marcou. E o que aconteceu é que, em algum momento entre essa aula e esse post, Vincent van Gogh se tornou meu pintor favorito. Digo isso sem remorso nenhum.

(Ou quase. Desculpa, Velázquez. Ainda amo muito As Fiandeiras, tá?)

Claro que outros fatores ajudaram. O primeiro (e talvez o mais forte) foi este, que minha desinformação me fez acreditar que ia dar para ver no Museé d’Orsay (e não deu. Mas tudo bem. Tinha van Gogh pra todo mundo por lá. :)):

 

starry-night

 

O segundo motivo foi o fato do ~Vincent~, esse meu parça, ser uma máquina de inspiração. E de cores. Sem falar na convicção que tinha sobre o próprio trabalho, ainda que fosse visto como um maluco por seus contemporâneos.

 

heart-and-soul

 

Terceiro: eu e ele compartilhamos a mesma paixão por girassóis. A constante presença dessas flores nas pinturas me deu material suficiente para amá-lo incondicionalmente pelo resto da vida. Fim.🙂

Por causa desses motivos todos, e de muitos outros que não vou ficar esmiuçando aqui, decidi começar um projeto – para mim mesma – de conhecer van Gogh mais a cada dia. Aos pedacinhos, sem pressa e sem pressão, mas sempre que possível. Confesso que tô num deslumbramento muito doido, sentindo orgulho de um cara que nunca vi na vida. Por isso, passo alguns minutos do meu dia montando uma pasta só dele no meu Pinterest. Espero deixar tudo mais arrumadinho e documentado, mas se você quiser olhar e se deslumbrar também, fique à vontade.

Nessa de remexer a internet atrás do van Gogh, acabei descobrindo outros dois artistas maravilhosos hoje. E estou em busca de outros, muitos outros, que usem cores desse mesmo jeito mágico, fantástico, sonhador. Digamos que é parte de outra coisa que estou tramando.🙂

Entããão. Para quem não conhece (como era meu caso, até hoje cedo), este é o Leonid Afremov:

 

 

E este, recomendado pela Nana (outra amiga tão tão querida <3), é Naohisa Inoue:

 

 

Então, pessoa que por alguma razão misteriosa está me lendo, esse post é um apelo: se você conhece um pintor apaixonante, deixe a sua recomendação nos comentários. Bota pra quebrar. Me conta tudo.🙂

3 thoughts on “um post sobre cores e sonhos

  1. Adorei esse artista todo colorido! Adoro cores! Ai gente! \o/

    E também adoro o Van Gogh… as pinturas dele são lindíssimas mesmo. Fora que conhecê-lo em Doctor Who foi ótimo também, hahahah!!!

    O Fred também ama girassóis. Já eu prefiro tulipas❤

    Ah, tem dois artistas que eu gosto que também usam cores de uma forma legal:

    Chagall – http://www.google.com.br/search?q=chagall&aq=f&um=1&ie=UTF-8&hl=pt-PT&tbm=isch&source=og&sa=N&tab=wi&ei=3KUTUbGQIYqF0QGix4DADw&biw=1366&bih=643&sei=_6UTUffTB-bl0gGqtIDADg

    Kandinsky – http://www.google.com.br/search?q=kandinsky&um=1&ie=UTF-8&hl=pt-PT&tbm=isch&source=og&sa=N&tab=wi&ei=36UTUb3PHam10AGfi4CYBQ&biw=1366&bih=643&sei=DqYTUejBLuqw0AGi54DoCQ

  2. Adorei a forma como você se apaixonou por ~Vincent~. Clau! Hahaha
    Posso dizer que aconteceu o mesmo comigo com Monet, quando tive que fazer um trabalho para a matéria de Educação Artística na sexta ou sétima série! Gostei do seu projeto, de conhecer van Gogh um pouco mais a cada dia. Posso tentar fazer isso com Monet?

    Beijos!

Deixe uma Resposta

