Pai, me ensina a ser poeta

Poesia não é usar segunda pessoa do plural
nem escrever rimando. Também não é quebrar
as frases no meio, meio inventado, meio calculado
só pra fingir que são versos. Poesia não é
fazer metáforas que a gente nem entende ou
finge que entende por educação,
para não magoar o poeta.
Mas a gente esquece que o Poeta
tem alma de poeta, sabe sentir mais que os outros,
e na fila do mercado desenha estudos antropológicos
com o dedo. Os poetas
tem lírica nas veias, métrica nos
pés e citações camonianas saindo pelas orelhas,
mas sabem quando é a hora de usar tudo isso,
ao contrário dos
pobres
morais mortais
que se acham poetas.

Eu nunca soube ser poeta
mas se soubesse
eu faria uma rima
que mexesse comigo e contigo
em qualquer pessoa do plural.

(frisem a categoria Autismos)

12 comentários a “Pai, me ensina a ser poeta

  1. “Pai, me ensina a ser Poeta!”

    – Isso não se ensina, seu bosta!
    😀

    adorei, patinete. 🙂
    é por isso que o desiluminancia será sempre meu melhor passatempo na internet.

  2. Naquele projetinho de vida popular onde devemos plantar uma árvore e escrever um livro… o meu seria de poesia, contudo sou demasiadamente ignorante e desprovida de talento.. Resultado? o meu blog. Entre e verás. rs
    Beijos
    Many

  3. Lembra no primario quando a gente rimava amar com cantar e achava que tava arrasandooooo?! Bons tempos.

    Você que depontou na arte de escrever, tô com a Taís na opinião de que tem que passar isso pra gente. 😉

    Beijos, fatal mulher!

  4. *_____*
    ok, ok. vc tá certa. mas fala que não é super legal fazer rimas toscas sóóó pra ver nuquéquidá. ; D

    tiops que quem sabe faz né. e quem não sabe rima amar com cantar como a amiguinha falou. (:

Deixe uma Resposta

